
De volta e para ficar (assim espero)
Faz bastante tempo que não escrevo por estes lados. E não é por não existir coisas por contar.
Decidi que escrever sobre o processo e o caminho da Make It Digital me faz bem, me faz relembrar o que me move e qual o propósito para o qual todos os dias trabalhamos e por isso quero voltar a carga.
Somos atualmente 5 pessoas na Make It Digital ativamente a trabalhar. 4 programadores e um designer. Mais o meu sócio que está menos ativo somos ao todo 6.
2022 foi um ano brutal, ano que começou cheio de esperança, que logo se desvaneceu com a guerra na Ucrânia. Mais uma vez fomos confrontados com uma situação completamente nova, assustadora e com consequências potencialmente muito graves.
Mas a verdade é que economicamente falando para a Make it Digital foi um ano de crescer cerca de 40% e isso, tal como disse na nossa reunião anual, foi conseguido graças a muita sorte, muito trabalho e espirito de equipa e também por estarmos a colher fruto de estarmos focados no nosso propósito: “O cliente da Make It Digital, é um parceiro, um amigo, alguém que conta conosco para o bem e para o mal no caminho digital que percorre”.
Tudo o que existe pode ser digital, mas é preciso ter os parceiros certos para que isso aconteça e nós queremos ser esse parceiro.
Esta filosofia e forma de estar implica gastar mais horas do que as orçamentadas, atender telefonemas de clientes que tem um problema no computador e tentar ajudar, sentarmo-nos com os clientes, perceber a sua realidade e apresentar soluções que impliquem o menor esforço de adaptação por parte do cliente. Uma filosofia que toma tempo e dedicação e que não pode ser trabalhada de forma leviana pois tem impactos muito grandes no sucesso ou insucesso dos nossos clientes.
2023, vai também muito bem. Clientes novos, clientes recorrentes, conseguimos ter de tudo, e curiosamente fruto de contatos e passa a palavra, e sem a necessidade de qualquer investimento publicitário.
Por último uma palavra mais detalhada sobre a equipa. Cada um na sua forma distinta compreende o propósito, embora seja sempre uma luta conseguir o alinhamento a 100%. Mas a verdade é que desde a separação da sociedade não temos saidas nenhumas e apenas entradas.
Acredito muito neles e procuro sempre compensar o seu esforço e também partilhar com eles o sucesso da empresa. Acredito que poderia ainda o fazer mais, mas vamos como sempre passo a passo de forma segura crescendo ao ritmo que nos parece sempre mais realista.