
You should never walk alone
Esta frase em inglês tem uma referência rápida ao mundo do futebol (e a quem gosta de futebol claro), o hino icónico do clube de Liverpool . A ligeira diferença de algumas palavras representa o sentido que a experiência até agora com a Make It Digital, me provou dia a após dia:
- Tal como na vida precisamos das pessoas certas ao nosso lado para conseguir atingir os nossos objetivos
- Nem todas essas pessoas são quem trabalha conosco, podem bem ser apenas quem fora o ambiente profissional te dá força para conseguir ultrapassar os desafios profissionais
No caso da Make It Digital, o suporte principal no que a mim me diz respeito, vem da minha esposa e da estabilidade que ela me permite ter. Essa estabilidade a nivel pessoal permite-me focar totalmente no profissional e conseguir de forma sólida e emocionalmente estável ultrapassar todos os desafios
Mas é também importante ter os companheiros certos a trabalhar connosco. Acertar nas pessoas certas, é das coisas mais complexas de se conseguir, e se juntarmos o limite de orçamento para esse processo, a complexidade transforma-se em plena sorte.
E felizmente essa sorte já me sorriu pelo menos duas vezes com a contratação do João Gabriel e Sérgio Ferraz. A mensagem base é simples: “A característica principal de um colaborador da MID é ser de confiança e ter confiança na MID. Para a MID é essencial ter a confiança de que qualquer tarefa atribuida será feita com qualidade e respeito pelo cliente e que se por algum motivo existirem dificuldades o colaborador ter a confiança de questionar e/ou pedir ajuda” . Se isto acontecer temos 95% da base do sucesso.
A Make It Digital está atualmente a trabalhar desta forma:
- O João Gabriel e o Sérgio Ferraz, 2 webdevelopers com experiência reduzida mas extremamente dedicados e alinhados com a forma de estar da empresa
- O Luís Carvalho, um one man show que já trabalha comigo há muitos anos e que conheci quando trabalhamos juntos na YDreams em 2004
Esta estrutura muito mais reduzida do que tivemos no passado, é em todos os 3 anos de existência, a que sinto mais confiança para fazer face ao futuro. Não há qualquer relação forçada de hierarquia, de tu fazes eu mando, existe sim uma lógica de interajuda, em que obviamente os mais júniores precisam sempre de coaching sobre como e quando agir nas diversas situações.
Sinto-me atualmente um privilegiado, pois tenho um equilibrio perfeito. O Luis, para o qual não tenho palavras sobre o seu trabalho e amizade de há muito, permite-me distribuir mais responsabilidade sem a necessidade futura de coaching. Por outro lado essa liberdade do Luís permite-me ter tempo para apostar no coaching que é essencial nos webdevelopers mais júniores.
Não sei até quando irá durar este periodo dourado mas uma coisa é certa:
“Trabalhar em equipe não significa que todos tenham que fazer tudo mas sim ter a consciência do todo e do papel de cada um neste todo.”
Daniel Godri Junior