
Os erros que cometemos!
Hoje em casa enquanto tomava o pequeno almoço cruzei-me com um artigo de opinião que falava de “Os 7 hábitos de pessoas altamente estúpidas”.
Segundo este especialista os sete hábitos são:
- Culpam os outros pelos seus próprios erros;
- Acham sempre que estão certos;
- Reagem a conflitos agressivamente e incitam, mais ou menos diretamente, a violência;
- Ignoram as necessidades e os sentimentos dos outros;
- Pensam que são melhores que toda a gente;
- Complicam o que é simples;
- Concluem demasiado com muito pouca informação, são preconceituosos.
Depois de ler, foi fácil identificar uma série de pessoas cujas ações se encaixavam perfeitamente nesta pequena lista de hábitos.
Mas em jeito de retrospectiva identifiquei também uma série de momentos em que eu próprio agi segundo esta lista. A única diferença, na minha visão (subjectiva como é óbvio) é que tento ao máximo não ser um hábito.
Seja a nivel pessoal, seja a nivel profissional é preciso ter muito discernimento para não enveredar por este tipo de ações transformando-as em hábitos que como resultado final resulta em nos tornar piores pessoas perante os outros.
Para ser um bom lider a luta diária para não enveredar por este tipo de caminho é uma constante. Seja a pressão da entrega, seja a própria condição humana que nos faz por vezes emocionalmente desequilibrados, é muito fácil reagir da forma que é retratada nesta lista. E o impacto destas acções sem que nos apercebamos, tem grande impacto nos elementos da equipa e na motivação de cada um para a realização do seu trabalho.
Possuindo o gosto que tenho pela programação tenho tendência a decidir o caminho técnico por onde ir em cada projeto. A experiência e também o lado geek de programador, tem de ser constantemente mitigado para conseguir parar e dar a palavra ao colaborador que irá pegar no projeto. É preciso deixá-los pensar, testar, arriscar e mesmo falhar, para que estes possam crescer. E acreditem isso é algo extremamente dificil de conseguir de forma continuada.
Mas como já disse em outros artigos, a confiança é a característica essencial no sucesso da relação de uma equipa, e confiar significa conseguir que estas acções não se tornem hábitos e apenas situações exporádicas, já que não acredito ser possível evitar em algum momento este tipo de acções.
Infelizmente os dias de hoje fazem com que este tipo de hábitos sejam cada vez mais isso, hábitos de pessoas que ocupam posições de liderança e que influenciam muitas outras. Uma bola de neve que cresce a cada dia que passa…