Clientes
Quando o que parece doce se torna amargo

Quando o que parece doce se torna amargo

Podemos dizer que na MID a maioria dos projetos corre bem e deixamos o cliente satisfeito com a qualidade do trabalho que entregamos. Parece confiança a mais, mas é um facto consumado de que os nossos clientes gostam do nosso trabalho.

Mas como é óbvio tempos a tempos aparece um projeto que pela conjugação de vários fatores acaba por correr mal, deixando o cliente e nós também extremamente insatisfeitos.

Neste caso concreto era um projeto que já tinha presença online e que queria a mudança do seu site da plataforma Wix para uma plataforma que lhe permitisse ter pagamentos online e um site também mais profissional pois o que existia da Wix tinha sido feito pelo nosso cliente.

Era um projeto doce, tal como os produtos que o cliente vende. Mas rapidamente se tornou amargo. Das diversas razões considero que as mais importantes foram:

  • O projeto surge numa fase em que o trabalho era muito, bem como a desorganização ao nível das prioridades
  • É acordado um valor de criação de loja online a preço mais simpático fruto da relação de amizade entre o JL e o cliente
  • O cliente é “sacana” e “chico esperto” e percebe rapidamente que lhe estão a dar mais do que ele vai pagar
  • O tempo entre apresentação de design e início de desenvolvimento é longo
  • O acompanhamento do projeto não é feito por alguém que consiga medir bem a relação esforço vs o que foi vendido, e só mais tarde (quando já é tarde demais) assumimos o projeto nesses moldes

Não são poucos os motivos mas acreditem que todos eles contribuiram para o desfeito menos bom do mesmo.

A ironia disto tudo é que o projeto no final de tudo excepto o tempo que demorou fica para o cliente acima do que ele tinha inicialmente previsto. Design atraente, processo de compra moderno e diferenciado de todos os concorrentes do mercado

Só que o cliente não teve o discernimento para perceber isso e aproveitando-se dos problemas que existiram no passado, tentou ainda assim esticar a corda um pouco mais. Nessa altura foi o momento de dar um “murro na mesa” e quebrar ali o processo.

Resultado, o projeto termina com o cliente insatisfeito argumentando a falta de funcionalidades para não querer pagar o que faltava do projeto. Forçou a migração do site para servidores fora da MID e nessa altura eu voltei a cometer um novo erro. Autorizei a migração sem que toda a dívida fosse saldada.

O cliente nesse momento agindo claramente de má fé argumentou que o site não estava concluido e que faltavam funcionalidades. Concordados em discordar e desde essa altura que a divida ainda está por saldar. Mas o site e as tais funcionalidades em falta , não parecem ter evoluido pois o site (um ano depois do lançamento) continua a utilizar o que fizemos.

Os clientes não são todos iguais, e é por estas variadas situações que um projeto na MID só é feito se existir confiança do cliente em nós e nós no cliente, e o trabalho ser sempre feito em parceria com total respeito por todas as partes.

Importante mesmo é retirar elações destes erros para aprender e crescer com os mesmos

1 thought on “Quando o que parece doce se torna amargo

Comments are closed.